?

..::Escreva aqui o que você quer!::..

..::Quero saber sobre::..

quinta-feira, 26 de março de 2009

Noções Básicas I

Apesar do título parecer que é coisa para iniciantes, não é, não só.

Para as pessoas que querem iniciar no artesanato e importante as informações a seguir, porém mesmo para quem já tem experiência, existe uma certa dificuldade de algumas pessoas em fazer uma boa pintura e acabamento correto das peças que no final melhora muito a apresentação, ainda mais se for comercializar as peças.

Para se iniciar um bom trabalho e necessário conhecer os materiais básicos que são:

Superfícies: MADEIRA, VIDRO, METAL e etc;
Tintas: SELADORES, VERNIZES e etc;
Outros: Saber qual lixa usar.

MADEIRAS

MDF - O blog e mais dirigido para este material.

O MDF (Medium Density Fiberboard) mais utilizado nos artesanatos e uma madeira industrializada misturando-se resinas sintéticas e pinus reflorestados, que são pressionados em altas temperaturas criando assim chapas de varias espessuras, e ecologicamente correto.

PINTANDO O MDF

Você pode pintar as peças de MDF com tinta acrílica ou PVA, alguns casos e necessário aplicar um fundo branco na peça, vai depender da técnica a ser usada e se o pigmento da tinta é mais fraco, como nos tons pasteis por exemplo, para obter mais realce e intensidade da cor. Utilize um pincel de cerdas macias e chato aplicando uma farta camada de tinta e depois alise com rolinho de espuma para tirar as marcas do pincel deixando a pintura lisa e homogênia

PINUS ELIOTI - Fácil de encontrar devido aos reflorestamentos, é uma madeira de baixo custo, reduzindo os custos para artesanato porém de baixa resistência.

IMBUIA CEDRO E IPE- são madeiras nobres pela resistência alta e durabilidade e utilizada em móveis, portas e outros.

PINTANDO MADEIRA NATURAL

A madeira natural é fibrosa e contém veios, a sua porosidade é grande, algumas espécies soltam substâncias pelos poros que a escurecem com o passar do tempo, sendo necessário o uso de um selador para impermeabilizar e vedar os poros.
Aplique uma farta camada de selador em toda a peça, após a secagem lixe de leve para tirar a aspereza.
Com espátula e massa corrija as imperfeições da madeira, após a secagem lixe, aplique uma camada de tinta acrílica branca na peça e utilize a técnica desejada.

PINTANDO MADEIRA BALSA

A balsa é uma madeira super leve, utilizada na confecção de caixas com formatos redondos pela elasticidade, para um acabamento perfeito neste tipo de madeira e necessário usar um bom selador e lixar bem a peça. Pode-se utilizar tintas PVA ou Acrílica.

METAL

O metal é utilizado para pintar baldes, leiteiras regadores e etc.
Você pode pintar estes metais com tintas acrílicas, esmaltes ou lacas, decalques ou adesivos.
Não podem ser lavadas constantemente, mesmo com aplicação de verniz.
Limpe a peça para tirar resíduos que nela estejam com álcool e algodão.
aplicar duas camadas de selador Aquaprimer (um tipo de selador fabricado pela Daiara). Coloque a peca no forno caseiro em temperatura media de 10 a 15 minutos e deixe esfriar no forno pinta a peca com a técnica desejada.

VIDRO

Pintar peças de vidro exige habilidade , pela transparência e superfície lisa, você pode pintar vidro a quente ( utiliza tintas especiais para queima) ou a frio.
Limpar a superfície com algodão e álcool, aplicar duas camadas de aquaprimer Daiara na área onde ira pintar, leve a peca ao forno por 10 minutos em temperatura media, ou deixar secar 72 horas e utilize a técnica desejada.

LIXAS

Importante ferramenta para o artesanato, e com ela que e feito o pré acabamento nas pinturas de base nas pecas de madeira
A lixa para madeira, deixa as pecas lisas e uniforme a graduação dos grãos ou granas das lixas vão de 36 ate 600.
Os mais baixos números mais grossa será lixa, e quanto mais alto mais fina, as pecas cruas de artesanato normalmente vem lixadas de fabrica, então usamos a lixa 220 para tirar a aspereza da base, que pode ser selador, ou tintas.
Quero mais Artesanato
Este foi então, uma introdução rápida aos materiais utilizado para começar um bom trabalho, no próximo falarei sobre as tintas e pinceis.
Fonte: Revista Iaramania, Noções Básicas I e II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

..::Postagens populares::..