?

..::Escreva aqui o que você quer!::..

..::Quero saber sobre::..

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Como fazer e/ou aplicar Craquele




Muita gente reclama que quando faz o craquele ele quebra muito pequeno ou não fica liso, descascando. Na verdade não há muito segredo em aplicar o verniz craquelador nas peças, existem pequenos detalhes que não podem passar desapercebidos, vou informar algumas dicas, que se seguida corretamente, você conseguirá fazer seu craquele quebrar graúdo, bonito e liso.

  • Lembre-se: Tudo depende do contexto da sua peça, tem peças que necessitam quebrar pequeno, outras necessitam quebrar grande, então atente-se ao que está fazendo, para melhor adequar a forma do craquele;
  • Existem muitos vernizes craqueladores no mercado, não usei todos, alguns não me adaptei, ou não deu o resultado esperado, eu sempre uso o Kit Craquele da Daiara, no kit vem dois potes de vernizes, o verniz base e o craquelador.
  • Como o nome já diz, verniz base é o que vai primeiro, ele também serve como verniz de acabamento, isto é muito bom, porque quando acabar o verniz craquelador, você nao perde o verniz base, pode aproveita-lo como verniz de acabamento.
  • O Verniz craquelador vai por cima do verniz base, quando este estiver seco.

  • Depois de pintar sua peça, aplique duas camadas fartas do verniz base, intercalando a secagem, ele deve estar bem brilhante, isto é importante, é o que vai determinar também a quebra da tinta, se não ficar, aplique outra camada.
  • Após secar o verniz base, aplique o verniz craquelador com um pincel macio, tem que ser macio, para não mexer na camada de baixo, quando você for aplicar a segunda camada.
  • Aplique o verniz craquelador normalmente como se fosse pintar, se você não tem prática, não pinte toda a peça, faça por partes, aplique um pedaço, deixe secar uns 40 segundos e aplique a segunda camada, aplique delicadamente, para não alterar a camada de baixo.
  • fazendo assim em toda a peça, quando terminar, deixe secar naturalmente, forçar a secagem com secador e/ou soprador, irá alterar o efeito final, em alguns casos irá descascar ou quebrar pequeno.
  • Se quiser realçar os cracos, você pode aplicar depois de seco, com um pincel um camada fina de cera, a cera deve ser de cor que contraste com o craquele, e limpe com uma pano para tirar o excesso. Eu uso a Pastaflex Daiara para este fim.




Essas dicas são valiosas, porém, somente com a prática e que você vai se familiarizando com o produto, quando eu comecei a fazer craquele, eles quebravam bem pequeno, não fica legal, com o tempo fui pegando a prática, até ficar facil de fazer.
Seguindo estas dicas você pode fazer, por exemplo esta peça, que foi utilizado como tinta de fundo a caramelo claro (PVA) e depois craquele Branco, não usei cera para realcar os cracos, que o tom da tinta PVA faz este papel, na vitrine eu usei miniaturas para compor um Relogio de Cozinha.




Veja como ficou os cracos do relógio, bonito neh? então, como a peça é grande, pedia estes cracos. Agora veja o porta guardanapo, como é uma peça pequena, fiz os cracos pequenos. Então se você quer cracos grandes aplique uma camada farta, se quer pequeno, aplique uma camada mais fina.


Quero mais Artesanato

E não esqueça de comentar e/ou divulgar o blog! Obrigado!

18 comentários:

  1. Que lindo seus trabalhos, parabéns! Estou representando as tintas PVA e craquelê da ToKcolor, os Artesões tem gostado muito dos nossos produtos, principalmente do craquelê. Se vc. quiser conhecer nossos produtos ou até mesmo revende-los entre em contato comigo.
    Andréa (41)3205-8265 Curitiba - PR
    tokcolorcuritiba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos. Gostaria de saber se posso usar tinta automotiva duco para fazer craquelet em gesso ou apenas tinta PVA.

    mistika_rj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nilza,

    Nunca usei tinta automotiva para fazer craquelê, e nem sei se funciona, nunca testei, uso apenas tinta PVA ou Acrilica para o fundo, e depois faço a técnica do craquelê

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde, Marcos.
    Adorei suas dicas, é a melhor de todas que já tenho visto. Parabens pelo seu blog nota 10.
    Sou iniciante em pintura de artesanato. Estou encontando muitas dificuldades para fazer o craquelado.Alguns que fiz não deu certo, nossa...
    Eu não sabia que tinha que passar primeiramente a base do verniz craquelê, passo direto o verniz craquele em cima da pintura que vai ficar de fundo. Agora mesmo estou fazendo uma caixa de remédios para minha mãe, vamos ver o que vai dar, rsrs
    Agradeço de coração pelas dicas.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  5. boa tarde tb adorei suas dicas obrigada e parabens pelos seus trabalhos.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, qualquer dúvida estou a disposição. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Obrigada! Vou tentar fazer drande, pois nunca consigo. rssrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz uma caixa com verniz craquele e não estalou quase nada.
    A base é tinta preta, só usei um verniz craquele e depois de seco tinta branca, mas não estalou. Dá para arranjar? Como?
    Alguem me pode ajudar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Será que alguem me pode ajudar?
    Fiz um craquelê numa caixa mas não "estalou".
    De base usei tinta preta (2x), depois o verniz craquelê, deixei secar e depois tinta branca.
    Mas "estalou" pouco.
    Dá para arranjar?
    Alguem me explica.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do verniz craquele, a tinta a ser passada também deve ser tinta craquele, nao adianta se for uma tinta normal, e também como disse neste post, você deve passar uma camada grossa de tinta craquele, se passar uma camada fina ele quebra pouco, se passar uma camada grossa ele quebra grande. Também existem alguns produtos craquele no mercado que n]ao são bons.

      Excluir
  10. Liliana,

    Depois do verniz craquele, a tinta a ser passada também deve ser tinta craquele, nao adianta se for uma tinta normal, e também como disse neste post, você deve passar uma camada grossa de tinta craquele, se passar uma camada fina ele quebra pouco, se passar uma camada grossa ele quebra grande. Também existem alguns produtos craquele no mercado que n]ao são bons.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelas dicas, a gente sempre tem mais que aprender, assim é a vida, bela como o artesanato feito com carinho, parabéns a vocês que não se limitam a ensinar quem está começando!!

    ResponderExcluir
  12. nossa suas dicas são maravinhosas
    essa dica das tintas entao me ajudou muito
    so que eu ainda estou com dificuldades nas
    aplicações de tinta pva artesanal o que eu faço?

    ResponderExcluir
  13. Olá Marcos,boa noite!
    Pintei um Kit para bebê em MDF com tinta Latex PVA base água.Gostaria de saber se tem algum produto que eu possa estar aplicando sobre as peças para que essas fiquem com brilho.Ainda irei colocar adesivos para decupagem,sendo assim devo primeiramente colocar o adesivos ou devo primeiro passar o produto para dar brilho e logo em seguida estar colando os adesivos?
    Desde já fico muito grata e anciosa pela ajuda.Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcos,boa noite!
    Pintei um Kit para bebê em MDF com tinta Latex PVA base água.Gostaria de saber se tem algum produto que eu possa estar aplicando sobre as peças para que essas fiquem com brilho.Ainda irei colocar adesivos para decupagem,sendo assim devo primeiramente colocar o adesivos ou devo primeiro passar o produto para dar brilho e logo em seguida estar colando os adesivos?
    Desde já fico muito grata e anciosa pela ajuda.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Você pode aplicar um verniz de alto brilho depois de pintar e depois de colar os adesivos. Ou pode aplicar Verniz Vitral incolor, passa uma camada seca e depois outra camada, fazer esse processo umas 5 ou 6 vezes, ou até que o brilho esteja do seu gosto.

      Lembrando que você deve aplicar o verniz depois de colar os adesivos ok?

      Excluir
  15. muito interessante, e dicas boas

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!

..::Postagens populares::..